Conferência do Ministro do Turismo é destaque no segundo dia do CONATOUR


Números atualizados sobre o setor, Copa 2014, 10 anos de Ministério do Turismo e pós-Copa foram temas abordados na participação de Vinícius Lages
Turismo Nacional – Realidade e Perspectivas, esse foi o tema abordado pelo Ministro do Turismo, Vinícius Lages, no Congresso Nacional de Turismo - CONATOUR, às 10h da última terça-feira (29). A fala do Ministro foi muito elogiada nos comentários da sala virtual, forneceu dados atualizados do segmento no Brasil, falou sobre a Copa do Mundo de 2014 e sobre a reflexão que precisa ser feita no segundo semestre, pós-Copa.
Lages iniciou sua Conferência parabenizando a iniciativa e falando sobre a dimensão do CONATOUR, que alcança pessoas do Brasil e do mundo por meio da transmissão via Internet. Em seguida, números diretamente relacionados ao setor foram colocados pelo Ministro. “O Turismo é um dos setores mais importantes da economia de serviço do país, já representa 3,7% do PIB nacional, emprega 3 milhões de pessoas, gera 6,7 bilhões de dólares de divisa através dos quase 5,9 milhões de turistas internacionais que chegaram ao Brasil no ano passado”, disse.
Vinícius Lages falou sobre o caráter democrático do turismo, enfatizando que existe espaço para quem quer empreender no setor e que o crescimento está aumentando a cada ano. “O setor tem uma baixa barreira de entrada, portanto pode incorporar muita gente, muitos empreendedores, muitas pessoas podem tomar a iniciativa de empreender no turismo, que é uma economia que cresce mais que a economia nacional. Vem crescendo quase o dobro em alguns anos. E alguns setores, como o de eventos, por exemplo, cresceu a quase taxas chinesas na ultima década, pelo menos”.
Sobre os desafios imediatos para o setor, Lages não poderia deixar de falar sobre a Copa. “Vamos ter um grande momento de celebração e nós estamos prontos, estamos preparados pra receber. Mais de 160 mil matrículas foram realizadas para os cursos de formação. Nós temos uma oferta turística qualificada. Hoje temos equipamentos hoteleiros, centros de convenções e outros aparelhos com capacidade para receber e bem os turistas que virão para a Copa no Brasil”.
Em um apanhado geral sobre os 10 anos de existência do Ministério do Turismo, Lages destacou os investimentos na produção turística a partir da regionalização, roteirização e segmentação, além da expansão nas áreas de ecoturismo, turismo de aventura, turismo cultural, turismo rural e o turismo de eventos.
Apostando que o turismo pode ser um grande vetor de investimento pelas próximas décadas e que ele se beneficia muito das tecnologias, o Ministro fala que temos para um futuro próximo o debate de como tratar esse novo turista.
“O mundo mudou, o Brasil mudou, o turismo mudou, o turista mudou! Nós temos que reavaliar o que estamos fazendo, as premissas, as hipóteses. Temos que tentar entender esse novo turista hiperconectado, que define a sua experiência turística previamente, que é muito mais informado que muitos agentes produtores do turismo. É com ele que nos vamos inovar e tentar produzir esse novo ministério e essa nova oferta turística nacional”, afirma.
SOBRE O EVENTO
O CONATOUR está sendo realizado desde o dia 28 de abril até 3 de maio, pelo Grupo Gestour Brasil. O evento é integralmente on-line e gratuito, oferecendo ao todo 36 conferências, sendo 6 palestras diárias, às 10h, 13h, 15h, 18h, 20h e 22h, com uma hora de duração cada.
Grandes nomes do setor participaram ou vão participar do Congresso virtual, entre eles, além do Ministro do Turismo, Vinícius Lages; o Presidente da EMBRATUR, Vicente Neto; a Presidente da ABEOC, Anita Pires; o Presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato; O Secretário de Turismo do Pará, Adenauer Goes; os professores doutores da USP Alexandre Panosso, Ricardo Uvinha, Luiz Trigo e Mario Beni e outros nomes de peso do turismo nacional.
O CONATOUR continua hoje (30), com um dia inteiro de conferências dedicadas ao Profissional de Eventos, por comemoração do seu dia. Quem ainda não está participando, pode se inscrever pelo site www.conatour.com.br e acompanhar as mais de 20 palestras que ainda vão acontecer, de qualquer lugar, por meio de computadores, tablets e smartphones.
SERVIÇO
EVENTO: CONATOUR - CONGRESSO NACIONAL DE TURISMO
DATA: 28, 29, 30 DE ABRIL E 1,2, 3 DE MAIO
LOCAL: ON-LINE
INVESTIMENTO: GRATUITO
INSCRIÇÕES: www.conatour.com.br

Comentários