Carlos Eduardo e Comitê Municipal de Gestão da Copa vistoriam local do Fifa Fan Fest



O prefeito Carlos Eduardo e os secretários municipais que integram o Comitê Municipal de Gestão da Copa fizeram na manhã desta quarta-feira, 30, uma visita técnica a área onde será realizado o Fifa Fan Fest, na Praia do Forte. A vistoria teve por objetivo inspecionar o que já foi feito e planejar o que falta para abrigar os 32 dias de festa que serão realizados durante a Copa do Mundo da Fifa 2014.
A ação envolve todas as secretarias municipais e está voltada para as pessoas que por algum motivo não possa ter acesso a Arena das Dunas. O projeto arquitetônico foi elaborado pelo Ministério da Cultura e adaptado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) com custo orçado em R$ 4 milhões, valor esse que poderá ser reduzido de acordo com a quantidade de parceiros.

“A gente está fazendo uma licitação para instalação das estruturas provisórias respeitando, principalmente, a questão ambiental e acessibilidade”, disse a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sempla), Virgínia Ferreira. Segundo ela, o processo licitatório vai ocorrer no dia 16 de maio e o julgamento das propostas deverá ser divulgado cinco dias depois.

De acordo com ela, serão instalados telões para transmissão de todos os jogos da copa, palanques para apresentações artísticas e culturais, espaço para o sistema judiciário, vara da infância e do adolescente, estande para serviços de saúde, aparato policial, praça de conveniência, espaço do Ministério da Cultura para mostrar artigos e artesanatos locais. “A expectativa é de reunirmos em torno de 20 mil pessoas diariamente, durante todos os dias da copa”, frisou Virgínia.
O Fan Fest é uma indicação da Fifa e a Prefeitura do Natal vai fazer todas as adequações que os técnicos solicitarem para que o espaço esteja totalmente pronto até o dia 10 de junho, garantiu o prefeito Carlos Eduardo. Segundo ele, as obras de reurbanização da orla também estarão prontas nesta data, três dias antes do início da copa.
“Este lugar é o ideal. Onde Natal nasceu. É um local aberto e muito arejado. Nós vamos ter aqui um espaço alegre e de muita animação para turistas do Brasil e de todo o mundo”, salientou Carlos Eduardo salientou. Acrescentou, ainda, que o esporte é uma coisa boa para todos e que o futebol em si é uma obsessão no Brasil. “Acredito que o povo brasileiro vai curtir muito e participar. São mais de 100 canais de televisão que estarão mostrando a cerca de 3 bilhões de pessoas que deverão estar acompanhando os jogos”. 
O presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes, Funcarte, Dácio Galvão, revelou que 36 nomes de artistas nacionais e locais já estão confirmados. Entre eles, citou Marina Elali, Araketu, Olodum, Dorgival Dantas, Simona Talma, Carlinhos Zen, Isaque Galvão, Du Souto, Rodolfo Amaral e Rasta Feeling.
Além dos secretários da Sempla, Virgínia Ferreira e Dácio Galvão, da Funcarte, também participaram da vistoria os representantes das secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Elequicina Santos, de Educação, Justina Iva, Meio Ambiente e Urbanismo, Marcelo Toscano, de Obras Públicas e Infra Estrutura, Tomaz Neto, de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerril, de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa, de Administração e Gestão Estratégica, Fábio Sarinho, da Urbana, Jonny Costa, da Controladoria, José Dionísio, da Ouvidoria, Ana Xavier, de Comunicação Social, Heverton de Freitas, de Gabinete Civil, Kleber Fernandes, do Esporte e Lazer, Eduardo Machado, de Habitação, Homero Greck e da Procuradoria Geral do Município, Fernando Benevides, representando Carlos Castim.
Nesta sexta-feira, 02 de maio, o prefeito Carlos Eduardo visita às obras de reforma do Mercado Modelo das Rocas às 11h30 e, na próxima segunda-feira (05), às 9h00 as obras do Complexo Viário de Natal, no entorno da Arena das Dunas.
 

Comentários