Nordeste
representa mais de 68% do faturamento das
viagens domésticas. Vendas para roteiros internacionais tiveram aumento de
quase 20%, com destaque para o crescimento do Caribe (77%)
A BRAZTOA (Associação Brasileira das
Operadoras de Turismo) lança a terceira edição de seu Anuário, que traz dados
inéditos sobre o mercado turístico brasileiro e mostra que as operadoras de
turismo associadas à entidade – que representam estimados 90% dos pacotes
turísticos comercializados no país - aumentaram seu volume de negócios em 4% em
2013, faturando R$ 11,1 bilhões.
O Anuário também mediu o detalhamento das
vendas por região. No Brasil, o Nordeste se destaca com mais de 68% do
faturamento das viagens domésticas. O número de passageiros para a região
saltou de 2,3 milhões em 2012 para 2,7 milhões em 2013, acompanhado pelo
faturamento, que passou de R$ 3,05 milhões para R$ 3,85 milhões.
A região Nordeste é seguida pelo Sudeste com
16%, Sul com 11% e Norte e Centro-Oeste que, juntas, representam 5% do
faturamento do setor. A América do Norte e a Europa continuam liderando na
preferência geral dos viajantes, representando 31% e 29%, respectivamente, do
faturamento das empresas que trabalham esses destinos em 2013.
Com sua atuação mais focada
em produtos personalizados, as operadoras tiveram um crescimento de 77% em
passageiros para a América Central, um embarque de 384 mil turistas que gerou
mais de R$ 918 milhões de vendas. Esse
resultado mostra que os destinos do Caribe estão em alta entre as escolhas dos
brasileiros, por sua excelente relação entre custo e benefício. A região
também se destacou na Turismo Week, realizada em abril, e que contou
com uma semana exclusiva de venda de roteiros para Cuba. Houve crescimento
em embarque de passageiros também para a América do Norte (4,5%) e Europa
(18%).
O número de passageiros transportados voltou a
crescer, com uma expansão de 3,5% em 2013, diante de uma retração de 5% no ano
anterior, resultado de um trabalho dos associados que, além de intensificar a
comercialização para destinos habitualmente bem trabalhados, como Nordeste, Sul
e Argentina, também reforçaram opções individualizadas, como “somente
terrestre” ou “somente hotelaria”, ampliando a cartela de oportunidades
vantajosas de viagem para o consumidor.
Essas operadoras transportaram 5,9 milhões de
passageiros em 2013, número que corresponde a 92% da população da cidade do Rio
de Janeiro, a segunda mais populosa do país. Também foram geradas 14,4 milhões
de diárias neste mesmo período, contra 13,8 milhões em 2012, crescimento que
pode estar atrelado aos turistas atraídos pela Jornada Mundial da Juventude e
da Copa das Confederações.
Para o presidente da BRAZTOA, Marco Ferraz, as
operadoras têm readequado seu modelo de negócio e diversificando seus canais de
distribuição para atender à demanda crescente via web. “O Olhar atento, o jogo
de cintura e a constante manutenção do relacionamento com os clientes torna os
profissionais amais próximos das tendências, o que é primordial para o sucesso
dos negócios. Hoje, o perfil do consumidor é mais dinâmico, com mais acesso à informação
e demanda respostas mais rápidas”, explica Ferraz.
Disponível no
site da Braztoa (www.braztoa.com.br)
e também em aplicativo para Apple Store e Android,
o Anuário traz outros dados do mercado, entre eles o impacto das operadoras nas
diárias geradas em cruzeiros e hotéis, quantidade de profissionais empregados e
o percentual de colaboradores por departamento nas operadoras.
Destacam-se ainda análises sobre os principais desafios e tendências do setor,
além de artigos de renomados especialistas e profissionais do mercado
turístico.
Esta edição conta com a
participação do Senac São Paulo, instituição pioneira no desenvolvimento de pessoas na área de Turismo e Hospitalidade,
ao longo de sua trajetória, como apoiador e com o
patrocínio da Editora Europa / Revista Viaje Mais.
"O apoio do Senac
São Paulo na elaboração do anuário,
em parceria com a Braztoa, busca fortalecer e desenvolver o mercado
nacional de turismo. Esse conhecimento é de extrema importância para
entendermos as tendências do setor e identificar as oportunidades para o
desenvolvimento de pessoas e a organização do turismo no país", afirma Jéssica Kobayashi Corrêa, coordenadora
da área de turismo e lazer do Senac São Paulo.
Em parceria com a Braztoa, desde 2013 o Senac
correaliza a Coletânea dos Cases Vencedores do Prêmio Braztoa de
Sustentabilidade, buscando fomentar e divulgar as novas práticas sustentáveis
que contribuem para o desenvolvimento do turismo e da hotelaria no país.
“A Editora Europa, por meio da Revista Viaje Mais, está
muito satisfeita e honrada em participar do Anuário Braztoa. Credibilidade,
seriedade e vanguarda, são valores presentes neste projeto da Braztoa, que
estão alinhados com os valores que buscamos empregar em todas as nossas ações”
- Mauricio Dias - Diretor de Publicidade da Revista Viaje Mais/Editora Europa.
Sobre a BRAZTOA
Consolidada como uma das mais importantes e
representativas entidades do turismo brasileiro, com abrangência nacional, a
BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) congrega as mais
conceituadas empresas do setor. Atualmente, congrega 95 associados, entre
operadoras de turismo e empresas de representação de produtos e destinos
nacionais e internacionais, responsáveis por estimados 85% dos pacotes
turísticos comercializados no Brasil.
Entidade sem fins lucrativos, a BRAZTOA
promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos
associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma
sustentável. Entre os objetivos da entidade está o de valorizar a atuação de
seus associados em regime de mercado organizado, liberdade de iniciativa e
lealdade de concorrência. Para isso, a BRAZTOA desenvolve atividades em três
vertentes: “institucional”, de “fomento” e de “promoção e apoio à
comercialização”.
Sobre
o Senac São Paulo
Há 67 anos, o Senac São Paulo contribui para a formação
profissional oferecendo cursos livres, técnicos e de ensino superior
(graduação, extensão universitária e
pós-graduação), presenciais ou a distância, em diferentes áreas
do conhecimento. Além disso, oferece Atendimento Corporativo para empresas
públicas e privadas com equipe especializada em desenvolver cursos sob medida
para as necessidades das organizações.
O Senac tem como compromisso o desenvolvimento de pessoas
por meio da educação profissional. Ao longo da sua trajetória, a instituição
sempre ofertou vagas gratuitas a fim de contribuir para a inclusão no
mercado de trabalho. Com o passar dos anos, o Senac aumentou suas ofertas de
gratuidade para a população economicamente desfavorecida e, hoje, são
oferecidos cursos técnicos, capacitações gratuitas e Aprendizagem pelo Programa
Senac de Gratuidade, além de cursos do Programa Nacional de Acesso ao
Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Em 2014, serão
disponibilizadas mais de 93 mil novas vagas gratuitas em todo o Estado de São
Paulo, ampliando as oportunidades de transformação da vida das pessoas.
Com tradição de mais de seis décadas e programação distribuída em
aproximadamente 57 unidades educacionais em todo o Estado de São Paulo, o Senac
conta também com três campi do Centro Universitário Senac, em Santo Amaro, na
capital, Águas de São Pedro e Campos do Jordão, no interior; com os
hotéis-escola GRANDE HOTEL SÃO PEDRO e GRANDE HOTEL CAMPOS DO JORDÃO; e a
Editora Senac São Paulo, que publica livros didáticos para a educação
profissional e de mercado nas áreas de conhecimento em que a instituição atua.
Comentários